Entenda as classificações dos passeios e trilhas

Sistema de Classificação dos passeios e trilhas da Rotas e Trilhas

Para facilitar a todos a entenderem se o passeio é apropriado para o seu tipo de veiculo, sempre indicamos em todos os roteiros as seguintes indicações:

4×2 Adventure: Passeio indicado para camionetes 4×2 como Tucson, Captiva, Sportage, Ecosport, Blazer, etc… Passeios com classificação 1 pneu. Exemplos de passeios: Rota das Parreiras Adventure, Rota das Três Cachoeiras, Rota das Cachoeiras, Rota da Serra do Umbu, Rota das Barragens.

4×4 original: Passeio indicado para veículos 4×4 originais (sem preparação). Normalmente 1 ou 2 pneus. Exemplos de passeios: Rota das Parreiras, Rota dos Passos, Rota do Lajeado, Rota dos Faróis, Rota das Pedras Brancas, Rota do Amola Faca

4×4 preparado: Passeio ou trilha indicada para veículos preparados, com pneus especiais para fora de estrada, guincho, etc… Normalmente 2 a 5 pneus. Exemplos de roteiros: Rota do José Velho, Trilha dos Quatro Passos, Trilha do Xökleng, Rota da Charqueada, Rota da Solidão, Rota das Lagoas

Em todos os passeios, também tem o já conhecido sistema de classificação com pneus e arvores, com as indicações abaixo:

1 pneu = passeio por estradas de terra ou por trilhas sem obstáculos obrigatórios. Indicado para veículos originais ou pessoas com pouca experiência em condução fora-de-estrada. (Caminho e trilha de nível leve).

2 pneus = passeio com alguns obstáculos que veículos originais podem ter dificuldades. Instrução para vencer o caminho pode ser necessária por parte da organização. Veículos originais podem ter problemas por causa da altura e tipo de pneus. (Caminho de nível leve com obstáculos na trilha).

3 pneus = passeio com obstáculos indicados para veículos preparados para o fora de estrada. Alguns obstáculos podem ter desvios alternativos. Existe alguma chance de danos aos veículos (arranhar em galhos, bater em pedras embaixo do veículo, etc…). (Caminho de nível médio com obstáculos médios).

4 pneus = trilha com obstáculos onde veículos originais com pneus urbanos não passam, e veículos preparados podem ter dificuldades. Não tem desvios possíveis. Indicado para usar equipamentos de resgate como guincho e outros.

5 pneus = trilha com muitos obstáculos onde o nível de exigência do veículo e do motorista é elevado. Requer experiência em condução fora-de-estrada.

Obs.: Estes índices são indicativos e o nível de dificuldade pode variar conforme as condições climáticas, características do veículo e experiência do motorista. Além disso estes índices consideram o caminho obrigatório do passeio. Obstáculos opcionais não são considerados na classificação.

 0 árvores = trilha totalmente por locais abertos.

 1 árvore = trilha em sua maioria por locais abertos, locais com vegetação que não apresentam risco de danos aos veículos.

 2 árvores = trilha com alguns locais de mato mais fechado, pode ocasionar algum dano (arranhão ou risco na lataria) aos veículos.

 3 árvores = trilha em sua maioria por locais de mato fechado. Grande chance de danos como arranhões e riscos na lataria dos veículos.