Expedição Misiones – um novo projeto, uma nova visão, uma história a ser vivida!

Cada expedição ao ser montada tem um objetivo, uma ideia, um foco. Quando pensamos na Expedição para as Missões, não fazíamos ideia de tudo que iríamos encontrar, e do que ainda temos para explorar. A carga histórica é imensa, e ao começar a visitar, ler, ouvir, conversar, viver, começamos a descobrir o quanto nos falta de informação em relação a uma história de certa forma tão recente e tão próxima.

IMG_9325

Mas a ideia da expedição é mostrar um pouco do que existe das ruínas das missões jesuíticas guaranis. Estas se estendem pelo Brasil, Argentina e Paraguai. A partir dai montamos 3 possibilidades de roteiros para poder mostrar um pouco desta história deslumbrante.

A Rota das Missões é um passeio de 3 dias, focado nas missões principais do Brasil, como São Miguel, São João Batista, São Lourenço, São Nicolau. Estes locais são sítios arqueológicos e contem ruínas das reduções. Cada um com sua peculiaridade, e beleza. Ver o Som & Luz, um espetáculo que mostra e enriquece a visita com detalhes históricos. Realmente algo que deve ser visto, e revisto.

 

IMG_9397

A Expedição Missões Argentinas nos leva a ver um pouco das Missões Brasileiras e das Argentinas. Enquanto no Brasil são 07 reduções, na Argentina há 15. Vamos visitar as principais, como San Ignacio Mini, Loreto e Santa Ana. E o Luz, Imagem e Som de San Ignacio, este é algo imperdível e a sensação indescritível. Enquanto em São Miguel o expectador está sentado e assiste a uma narração da Terra, Templo, e dos mor

tos, em San Ignacio o expectador caminha no meio das ruínas e assiste a uma história, um romance que conta o que acontecia por lá e como tudo terminou, com efeitos tridimensionais de imagem sendo projetadas nas arvores, ruínas e em nuvens de água para criar uma experiência única. Ao assistir aos dois, percebe-se que as razões para a queda das missões foram diferentes, sendo que cada uma teve algum impacto maior de algum lado, seja Português, seja Bandeirante, seja Tupi, seja Paraguaio… Não vou contar mais, que isto é algo para se ver e viver durante as visitas as ruínas.

IMG_9453

 

A Expedição Missiones já engloba o Brasil, Argentina e Paraguai. No Paraguai foram 8 reduções, e temos 3 importantes reduções como Trinidad, Jesus e Cosme e Damião. Esta última tem partes restauradas onde se pode ver como realmente eram os prédios, telhados, templo, etc….

Sem duvida, um passeio belíssimo e que vale a pena ser feito e vivido.