Rotas e Trilhas, um pouco de como tudo começou…

Como tudo começou? Como surgiu a ideia? Como surgiu a vontade? Isto são perguntas que volta e meia ouvimos e nos fazem. Sempre que alguém novo entra no grupo e começa a gostar, vem a pergunta. A paixão por aventura vem de muito tempo. Muito antes do 4×4. Mas o fora de estrada estava no sangue.

Muitas foram as roubadas sem veiculo apropriado, explorando vários locais, passando dificuldades. Até que o mundo 4×4 apareceu, e abriu um novo leque de oportunidades, caminhos, e a falta de um caminho se mostrou como uma nova possibilidade! A melhor delas!

Mas, em pouco tempo os caminhos ou as possibilidades conhecidas se esgotaram. E na tentativa de formar novas amizades, conhecer novos locais, novas experiencias, mostraram que não havia alternativas familiares, seguras, e como a que estávamos buscando.

Eramos um pequeno grupo de amigos envolvidos em fazer uma coisa que para nós era trivial, normal, mas que aos poucos, fomos entendendo que não era para a maioria. Os poucos grupos que existiam não compartilhavam das mesmas ideias em relação a objetivos e segurança. Os grandes encontros também estavam longe do que buscávamos.

Assim, estes amigos começaram a buscar novos roteiros, e começaram a aparecer pessoas interessadas em participar deles. E uma série de eventos e circunstancias levaram a formatação e criação da Rotas e Trilhas, um conceito diferente de tudo que existia na época, pioneiro.

Começamos com uma feira no Parque da Redenção em Porto Alegre, expondo a nossa ideia de unir a aventura a segurança, divulgando o Curso de Condução Fora de Estrada. O primeiro evento foi a feira, e logo tivemos a primeira turma não aberta do curso. E em Agosto de 2002 acontece a primeira turma aberta ao publico geral. E a partir dai, muitas turmas acontecerem e muitos passeios fora de estrada para milhares de pessoas.

Hoje são mais de 16 anos de aventuras, somando mais de 500 eventos oficiais abertos, vários eventos para turmas fechadas, explorações de novos locais, e muita aventura, companheirismo e amizades.